As gorduras realmente engordam?

Quando o assunto é emagrecimento, as gorduras são eleitas como sendo a inimiga número da maioria das dietas. Mas será mesmo que todas as gorduras realmente são vilãs?

Afinal, quais e quantos são os tipos que de gordura que existem?

Nesta matéria, você vai ficar por dentro dos mitos e verdades sobre esse fantasma chamado gordura, como ajudam e prejudicam nossa saúde e dieta.

Os tipos de gorduras mais conhecidas são:

  • Saturadas
  • Insaturadas
  • Poli insaturada
  • Monoinsaturados
Tipos de grãos

Gorduras saturadas

A gordura saturada é majoritariamente encontrada em produtos que derivam da origem animal.

Ela é considerada uma gordura prejudicial para o organismo humano e seu consumo aumenta o nível de colesterol ruim no corpo.

Podem causar alguns danos à saúde como, por exemplo, problemas cardiovasculares, diabete, obstrução das artérias e obesidade.

Alimentos que contém essas gorduras:

  • Creme de leite
  • Iogurte
  • Pele de aves
  • Bacon
  • Azeite
  • Manteiga
  • Carne vermelhas
  • Carne branca

Gorduras insaturadas

As gorduras insaturadas são as denominas também de gorduras boas, que tem origem vegetal.

Entretanto, elas também podem ser encontradas em peixes.

Diferentemente da gordura saturada, ela diminui o colesterol ruim do corpo.

Porém, ela também deve ser consumida de forma moderada, pois em excesso ela causa doenças coronárias.

A gordura insaturada é melhor do que a gordura saturada, mas é preciso que ela seja consumida de forma correta.

Alimentos que contém a gordura insaturada (gordura boa):

  • Azeitonas
  • Pasta de amendoim integral
  • Castanhas
  • Ovo
  • Iogurte integral
  • Manteiga natura e integral
  • Coco
  • Queijo (menos os processados)
Gorduras boa e ruins

Gorduras poliinsaturadas

A gordura poli insaturadas é considerado uma das melhores também e que ajuda muito na produção de Ômega 3 e Ômega 6 no corpo.

Essas substâncias são obrigatórias para o corpo, mas só pode ser ingerida por meio de alimentos.

Porém, ela também tem um ponto negativo, pois não somente reduz o colesterol ruim do organismo, mas também o colesterol bom, o que pode ser prejudicial à saúde caso o indivíduo consumido em excesso.

Alimentos que contém gordura poli insaturadas:

  • Óleo de soja
  • Semente de abóbora
  • Milho
  • Sardinhas
  • Frutos-do-mar
  • Atum
  • Nozes
alimentos diversos

Mas afinal, qual o tipo de gordura que devemos consumir?

É indicado então qualquer tipo de gordura que não seja a saturada, pois ela é a considerada mais prejudicial à saúde e em seguida a poli insaturadas.

Já a gordura insaturada (gordura boa) e monoinsaturadas, podem e devem ser consumidas, claro que moderadamente para que elas também não se tornem prejudiciais à saúde.

A ideia então é sempre intercalar os alimentos na sua dieta e sempre comer alguma coisa antes de fazer exercícios, assim você irá conseguir queimar mais calorias.

Mais a pergunta que não quer calar é, ingerir gordura emagrece?

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Jerusalém, comprovou que se o individuo consumir alimentos que contem gorduras em horários controlados, ela irá lhe ajudar a emagrecer.

Comprovaram que a prática pode fazer com que o seu metabolismo acumule uma quantidade de gordura, para que elas se tornem, em seguida, energia para queimar durante os exercícios.

Ou seja, você não precisa ter um horário específico para começar, mas você precisa ter um horário fixo depois que começar.

prato de salada diverso

Foi constatado por fim também que as pessoas que comiam gorduras sem um horário definido engordavam muito mais do que as pessoas que não comiam.

Assim, com a prática de exercícios, você irá conseguir evitar o aumento de peso e conseguirá receber auxílio das gorduras que consumiu para emagrecer.

Como as gorduras são armazenadas e como o corpo as usa.

Gorduras são a forma de energia com maior densidade de nutrientes que o corpo conhece. São nutrientes presentes nos alimentos de origem animal e vegetal e são essenciais para a saúde do corpo humano.

Combinadas com outros nutrientes, as gorduras funcionam como uma fonte de energia para o corpo, produzindo calorias e fornecimento dos nutrientes necessários para o corpo realizar suas funções vitais. Além disso, elas também são importantes para a absorção de vitaminas lipossolúveis como a A, D, E e K.

O corpo utiliza as gorduras para diversos fins. Elas são essenciais para a manutenção da saúde das células, dos órgãos e dos sistemas do corpo e permitem que os tecidos sejam protegidos, que as reações químicas sejam conduzidas e que os alimentos sejam digeridos.

A gordura também é necessária para a produção de hormônios e a regulação da temperatura corporal. Além disso, ela é armazenada no tecido adiposo sob a pele como reserva de energia usada quando necessário.

Mitos sobre as gorduras que engordam

Muitas vezes ouvimos a frase “as gorduras engordam”. Mas, afinal, isso é verdade? Tudo que nosso corpo ingere é convertido em energia, assim como as gorduras. O que acontece é que as gorduras possuem grande concentração calórica, o que significa que se consumirmos grandes quantidades de gordura podemos ingerir muito mais calorias do que nosso corpo necessita. Assim, elas ajudam a engordar.

Contudo, isto não significa que devemos excluir totalmente as gorduras de nossa dieta. Elas são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, ao ajudarem na absorção de certas vitaminas e nutrientes. Além disso, elas também são responsáveis por dar sabor aos alimentos, facilitando a nossa vida alimentar.

Por isso, é importante optar por gorduras saudáveis, como as presentes em oleaginosas e no azeite de oliva. Assim, podemos usufruir dos seus benefícios sem o risco de engordar.

A relação entre gorduras e ganho de peso

A relação entre gorduras e ganho de peso é frequentemente mal interpretada ou distorcida. As gorduras são necessárias para um corpo saudável, e não devem ser evitadas completamente ao planejar uma dieta saudável. No entanto, comer muito desses alimentos pode levar à obesidade.

A ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, especificamente, está associada ao aumento de peso corporal. Isso ocorre porque essas gorduras contêm muitas calorias, o que significa que comer excesso pode contribuir para calorias extras no corpo. Além disso, as gorduras saturadas e trans são menos saudáveis ​​e podem aumentar os níveis de colesterol no sangue e aumentar o risco de doenças cardíacas.

Uma dieta equilibrada que inclua gorduras saudáveis ​​será benéfica para o seu peso e saúde. As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas devem ser consumidas com moderação, ao serem fontes de energia importantes para nosso organismo. Alimentos ricos em gorduras saudáveis ​​incluem nozes, sementes, abacates, peixes e azeite. Ao redor de 20-35% da ingestão diária de energia deve vir destas fontes saudáveis ​​de gordura.

Conclusão

Com tantos tipos de gordura é de extrema importância que você pesquise sobre elas lendo os rótulos nas embalagens, antes de consumir qualquer tipo de alimento.

Assim você estará mais segura de riscos que podem ser decorrentes do mal consumo delas e, ao mesmo tempo, se beneficiar e conseguir emagrecer de uma forma mais saudável.

Como mostramos acima, a gordura boa auxilia no emagrecimento.

Ou seja, não esqueça de procurar pelos detalhes do produto na hora da compra, pois isso poderá lhe ajudar muito na hora do emagrecimento e sua saúde irá agradecer.

Leia Também

Hey

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

EBOOK GRÁTIS!​

Jejum Intermitente, a formula para emagrecimento com saúde​